2) Princípios para um Casamento Feliz
Amor, respeito, comunicação e os papéis bíblicos para uma união abençoada
Deus não apenas instituiu o casamento: Ele nos deu princípios para que seja uma fonte de bênção e alegria. Casamentos felizes não acontecem por acaso; são construídos diariamente sobre fundamentos bíblicos sólidos.
O Fundamento: Amor Sacrificial
O padrão para o amor do marido é Cristo: amor sacrificial, incondicional, que busca o bem do outro mesmo a custo próprio. Este não é um amor baseado em sentimentos, mas em compromisso.
“Nem o marido nem a esposa devem pensar em exercer governo arbitrário um sobre o outro. Não tenteis forçar um ao outro a ceder a vossos desejos. Não podeis fazer isso e reter o amor um do outro.” — Ellen G. White, O Lar Adventista, p. 118
O Papel do Respeito
Enquanto os maridos são instruídos a amar, as esposas são instruídas a respeitar. Isso não significa que esposas não devam amar ou maridos não devam respeitar. Ambos são importantes! Mas a Bíblia enfatiza a necessidade primária de cada um.
Note que Efésios 5:21 diz: “Sujeitando-vos UNS AOS OUTROS no temor de Cristo.” A submissão é mútua! O marido “se submete” ao sacrificar-se pela esposa; a esposa “se submete” ao respeitar a liderança do marido.
Comunicação e Conflito
Conflitos são inevitáveis; o que importa é como os resolvemos. Não devemos deixar questões não resolvidas se acumularem. Resolver antes de dormir impede que a amargura crie raízes.
“As palavras brandas, olhares alegres, expressões de amor, são tão necessárias para a felicidade da família como para as crianças o são a comida e a roupa.” — Ellen G. White, O Lar Adventista, p. 434
Intimidade no Casamento
A intimidade sexual dentro do casamento é pura e abençoada por Deus. O livro de Cantares celebra o amor romântico e físico entre marido e mulher.
O Casamento e a Fé
Casamentos entre crentes e descrentes frequentemente resultam em conflitos sobre prioridades, criação dos filhos e estilo de vida. Deus aconselha que nos casemos “somente no Senhor” ().
“Se ambos os cônjuges são verdadeiramente cristãos, haverá harmonia no lar… Orarão juntos e buscarão juntos a orientação divina em todas as suas decisões.” — Ellen G. White, O Lar Adventista, p. 94
E Agora?
Princípios para aplicar hoje:
- Maridos: Amem sacrificialmente. Pergunte “o que posso fazer por ela hoje?”
- Esposas: Respeitem genuinamente. Honrem seu marido com palavras e ações
- Ambos: Comuniquem-se com gentileza. Evitem palavras destrutivas
- Ambos: Resolvam conflitos rapidamente, não deixem o sol se pôr sobre a ira
- Ambos: Cultivem intimidade: física, emocional e espiritual
- Ambos: Coloquem Deus no centro. Orem juntos, estudem juntos
Desejo construir meu casamento (presente ou futuro) sobre princípios bíblicos. Comprometo-me a amar/respeitar meu cônjuge, comunicar-me com gentileza, cultivar intimidade, e manter Deus no centro de nosso relacionamento.